quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Documentário – Tv Pra Quê?



“Tv Pra Quê?” é o resultado da decisão de uma sertaneja e um sertanejo que resolveram falar da presença da televisão na vida das pessoas do meio rural, tomando por base a influência da mesma nas mudanças culturais em suas comunidades de origem, onde viveram suas infâncias sem assistir televisão. É um vídeo-documentário que evidencia o lugar da televisão na vida das pessoas da comunidade do interior de Sobradinho e Juazeiro, no sertão da Bahia, descrevendo o modo como este aparelho eletrônico chega e participa da vidas das mesmas, influenciando suas rotinas, sendo um item de fácil acesso em muitas residências ou mesmo acessado com dificuldade em outras.

(Doc produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Ensino da Comunicação Social, oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia – Campus III – Juazeiro, Bahia).

ÚLTIMA SEMANA! Cadastramento de eleitores e candidatos dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), convoca a comunidade artística baiana para o cadastramento de eleitores e candidatos que participarão das eleições dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia. Cidadãos atuantes nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro devem fazer o cadastro disponível em sistema online, acessível através do site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br), até o dia 6 de novembro, ficando aptos a votar ou a concorrer nas eleições, que ocorrerão de 22 de novembro a 7 de dezembro, também pela internet.

O estabelecimento dos Colegiados Setoriais está previsto na Lei Orgânica da Cultura da Bahia, que dispõe sobre a Política Estadual de Cultura e institui o Sistema Estadual de Cultura, com referências normativas e instrumentos que garantem a organização e o planejamento a longo prazo e de Estado da Cultura da Bahia. Os Colegiados têm a função de orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público.

sábado, 27 de outubro de 2012

Comunicadores do sertão baiano reivindicam políticas locais de comunicação

Após a mobilização da sociedade civil para realizar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, comunicadores do interior da Bahia resolveram continuar mobilizados em torno da pauta nos anos posteriores à Confecom. Para isto, criaram o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, uma articulação de entidades da sociedade civil que conta hoje com representação em oito dos 10 municípios baianos localizados na região – entre elas ONGs, pastorais sociais, movimento estudantil, associações de moradores e rádios comunitárias.

Neste ano de 2012, para marcar a semana de luta pela democratização da comunicação na região, o Fórum realizou, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) campus Juazeiro, o seminário “Comunicação pra quê? Por uma nova pauta no sertão”. No evento, que reuniu estudantes, educadores, profissionais da imprensa local e militantes de movimentos sociais para discutir o papel da comunicação para o desenvolvimento do Semiárido, o Fórum decidiu continuar atuando para a formação dos comunicadores locais e sensibilização da sociedade para o tema, mas também resolveu incidir com mais intensidade junto aos governos locais e ao governo federal, por meio do núcleo diretivo do território, na proposição e reivindicação de políticas públicas locais de comunicação.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entidades e Parlamentares se manifestam pela Democratização das Comunicações

No Dia Nacional de Luta pela Democratização das Comunicações, dezenas de representantes de entidades do movimento social e parlamentares participaram de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o tema da liberdade de expressão e exigir do governo a realização da consulta pública sobre um novo marco regulatório das comunicações. A audiência foi organizada pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação Participação Popular (FrentCom) em parceria com a coordenação da campanha “Para Expressar a Liberdade”. 

A legislação de comunicação em vigor no país, o Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT), completou 50 anos neste ano e é apontado como ultrapassada pelos movimentos sociais, que consideram que o código não atende às mudanças na sociedade brasileira e também ao avanço tecnológico que acontece no mundo. “Estamos comemorando, neste dia, uma coisa que não existe no Brasil, que é o direito à comunicação. Esse é um dia de luta. A democracia avançou, mas temos uma legislação completamente atrasada, fora desse tempo”, disse Rosane Bertotti, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O Código regulamenta os serviços de rádio e TV no país, mas não prevê critérios para problemas atuais como o monopólio e oligólios dos meios de comunicação.

Continue lendo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Portal de Notícias entrevista o Jornalista Vinícius Gonçalves durante o seminário Comunicação para quê?

Por Naiara Soares
Entrevista publicada orinalmente no portal de Notícias Petrolina1

Jornalista Binícius Gonçalves durante oseminário Comunicação Para qu
ê
A reportagem do Petrolina1 acompanhou nesta sexta-feira (19) o segundo dia do Seminário Comunicação Pra quê? Por uma nova pauta no Sertão, e entrevistou o jornalista e representante do Fórum do Sertão do São Francisco, Marcos Vinícius Gonçalves. Ele já atuou como assessor de comunicação de organização não-governamental e atualmente trabalha com comunicação popular na cidade Rui Barbosa (BA). Ele apresenta um breve relato sobre a comunicação no território Sertão do São Francisco e afirma que o terceiro setor procura cada vez mais profissionais de comunicação em virtude do avanço tecnológico. Confira:

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Evento em Juazeiro (BA) discute o papel da comunicação no desenvolvimento do Semiárido


Evento em Juazeiro (BA) discute o papel da comunicação no desenvolvimento do Semiárido

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o auditório da Universidade do estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, sediará o SeminárioComunicação pra quê? Por uma nova pauta no sertão, evento que pretende reunir estudantes, educadores/as, profissionais da imprensa convencional e alternativa, militantes de movimentos sociais e demais pessoas que se interessem em discutir a comunicação e sua relação com o desenvolvimento do Semiárido.
Organizado pelo Colegiado de Comunicação Social da UNEB/Campus III - Juazeiro em parceria com o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, o Seminário pretende refletir sobre o tema a partir de diversas visões apresentadas por representantes de diferenciados segmentos da comunicação social.
A pesquisadora Cicilia Peruzzo, referência nacional nos estudos sobre comunicação e transformação social é uma das convidadas para a Conferência de abertura, que contará também com a integrante do Coletivo Intervozes, Cecília Bezerra, Edisvânio Nascimento, que contribui com o processo de Comunicação para o Desenvolvimento na Região Sisaleira da Bahia, além de representante do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.

DIA NACIONAL DE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO



No próximo dia 18/10, Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito a Comunicação com Participação Popular – Frentecom e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC promovem, em Brasília, audiência pública que debaterá a Liberdade de Expressão e lançará no Congresso Nacional a campanha “Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo”, por um novo marco regulatório das comunicações.

“Monopólio da mídia sufoca liberdade de expressão”, afirmam movimentos sociais


Em frente à reunião da SIP, manifestantes denunciam mentiras e manipulações dos conglomerados de comunicaçãoA Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a “honorável sociedade mafiosa” que congrega os donos dos grandes conglomerados de comunicação do continente, foi alvo nesta segunda-feira (15), em São Paulo, de críticas demolidoras e bem humoradas de militantes dos movimentos sociais e pela democratização da comunicação.

Inscrições para o Seminário ‘Comunicação para quê? Por uma nova pauta no sertão’ terminam hoje (16).

As inscrições podem ser realizadas no Colegiado de Comunicação da Uneb, até o dia 16 de outubro, das 14 às 17 horas, ou por e-mail com10uneb@gmail.com. A entrada é GRATUITA! A iniciativa é uma realização do Curso de Jornalismo do DCH, Campus III da Uneb, e do Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco.

O Seminário começará nesta quinta-feira (18) e se encerrará no sábado (20), no Auditório do Campus III, da Uneb.



Confira a programação 

18/10 (Quinta) 

14 horas – Recepção com os estudantes do curso de jornalismo em Multimeios

14h30 - Conferência de abertura – Comunicação pra quê?

Professora Pós-doutora Cicília Peruzzo, referência nacional nos estudos sobre comunicação e transformação social.

Cecília Bezerra, Intervozes e ex-assessora na Câmara dos Deputados para o tema das Políticas Nacionais de Comunicação.

Edisvânio Nascimento, radialista premiado pela Agência Nacional dos Direitos da Infância (ANDI) e representante do processo de Comunicação para o Desenvolvimento na Região Sisaleira da Bahia.

Érica Daiane, jornalista e representante do Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco.

16h30 Debate Público

17h30 Coquetel de boas-vindas e apresentações culturais



19/10 (Sexta)

Manhã – Atividade interna do Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco, para Formação com Radialistas Comunitários. Local: Hotel Raport.

14h A comunicação no Sertão do São Francisco. O que temos e o que queremos?

Ernesto Marques, vice-presidente da ABI (Associação Baiana de Imprensa)

Marlupe Caldas, Chefe de Gabinete da SECOM (Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia).

Elizângela Amorim, Editora da TV São Francisco;

Márcia Guena, Coordenadora do Curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb.

Marcelo Damasceno, Emissora Rural de Petrolina;

Lise Luz, Jornalista e comunicadora popular.

16h30 Homenagem a Dom José Rodrigues como grande destaque da Comunicação no Sertão do São Francisco

17h30 Fim de Tarde Cultural



20/10 (Sábado)

Manhã – Atividade interna do Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco, para Formação com Radialistas Comunitários. Local: Hotel Raport.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Seminário propõe discutir os rumos da Comunicação Social no Semiárido


Você é jornalista, estudante antenado, educador do novo milênio, comunicador popular ou só quer deixar de ser um mero telespectador? Então venha discutir com a gente os rumos da comunicação social no semiárido!

Nosso encontro será no Seminário Comunicação pra quê? Por uma nova pauta no Sertão, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, no Auditório do Campus III, da UNEB.

As inscrições podem ser realizadas no Colegiado de Comunicação da Uneb, até o dia 16 de outubro, das 14 às 17 horas, ou por e-mail com10uneb@gmail.com. A entrada é GRATUITA!

A iniciativa é uma realização do Curso de Jornalismo do DCH, Campus III da Uneb, e do Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco