No último dia 29 de novembro o NAEND’A (Núcleo de Arte-educação Nego D’Água) inaugurou seu Ponto de Leitura Nego D’Água, um projeto financiado, por meio de edital, pelo governo do Estado da Bahia.
O Ponto de Leitura é uma iniciativa que tem como objetivo oferecer um espaço para que crianças e jovens possam fazer leituras prazerosas e criticas. O acervo está sendo construído tendo como referencial a pluralidade identitária, onde os grupos marginalizados na literatura possam ser evidenciados por nossos leitores. Dessa forma, as questões de gênero, sexualidade, classe e raça serão temas sempre presentes no acervo desse Ponto de Leitura.
O evento teve início com uma interessante apresentação de teatro de rua, dirigido por Raimundo (membro do NAENDA). Em seguida o jovem Junior Barbosa, que esta na coordenação desse projeto, apresentou o Ponto de Leitura e falou sobre as atividades previstas, além de apresentar as diretrizes pedagógicas adotadas que é, arte-educação. Dessa forma, onde antes era um posto policial que aprisionava nossos jovens, hoje passa a ser um lugar de leitura que liberta a comunidade. Vale ressaltar que esse espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal.
Estiveram ontem no evento várias crianças da comunidade, além de parceiros como IRPAA, Secretaria de Educação, Case Gey Espinheira, IDESAB, e lideranças comunitárias. Nas falas de lançamento ficou bastante evidente o compromisso pedagógico e político do NAENDA na comunidade do Quidé. Marcio Ângelo (assessor do parlamentar Yulo Oiticica) falou para as crianças sobre a importância da leitura prazerosa e engajada); Naldinho (gerente de ação social do Município) falou sobre o compromisso que o NAENDA tem com a comunidade, “nós já fizemos outras iniciativas como essa, esse ponto é a continuidade de uma série de outros projetos já implementados nessa comunidade”, disse; por ultimo falou o senhor Adegivaldo Mota (coordenador da Instituição), onde foi exposta a alegria de mais uma conquista, pois o NAENDA vem construindo seus projetos com muita dedicação e empenho dos seus militantes.
No final do evento todos puderam conhecer o espaço. Servidos de pipoca e algodão doce, a criançada fez a festa.
Texto e Foto: NAENDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário