Comunicação e Fotografia. Esses foram os temas discutidos, no último sábado (5), por estudantes dos 7º e 8º ano da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS), durante oficina promovida pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.
Uma explanação sobre os modelos de comunicação e o papel da mídia na sociedade deu início ao encontro, que discutiu também a forma como o Semiárido é retratado na grande mídia, sempre visto como um lugar seco e de miséria.
Depois, os estudantes conheceram um pouco sobre a função e as técnicas da fotografia e, divididos em grupos, tiraram fotos da escola, tendo como base temáticas contextualizadas com a realidade da Efa. O resultado animou a garotada. “O dia foi muito interessante, aprendi coisas novas que podem me ajudar a escolher o que vou querer ser no futuro”, disse Felipe de 14 anos.
Entenda o Projeto
A oficina integra o projeto “ABC da Mídia: Educomunicação em Foco”, pelo Fórum de Comunicação, com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese). Além de Sobradinho, ainda serão realizadas oficinas de comunicação com estudantes de escolas públicas de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro e Remanso, cidades do Sertão do São Francisco. Além das oficinas, ainda será realizado o Seminário Abc da Mídia, em Juazeiro – BA.
As ações visam propiciar momentos de formação, mesclados com espaços de socialização de experiências, de forma que as atividades possam servir de motivação para jovens e professores aproximando-os entre si e da temática do projeto, a educomunicação.
Conheça o Fórum
O Fórum de Comunicação é um espaço de discussão e articulação entre pessoas e entidades, que visa discutir estratégias e implementar ações voltadas para a efetivação da comunicação como um direito humano. Ele é constituído por várias entidades não governamentais que atuam no território, como as rádios comunitárias de Curaçá, Remanso, Pastoral da Juventude do Meio Popular de Campo Alegre de Lourdes, Pastoral da Criança de Pilão Arcado, o Irpaa, a CPT, Sasop, Centro Acadêmico de Comunicação Social – Uneb, Intervozes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário