Conheça o Fórum

Desde o início de 2009, em virtude do processo de preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação, começou a se constituir na região um espaço de discussão e articulação política em torno das demandas da comunicação, tendo como referência as questões nacionais, mas principalmente com foco na realidade do Território Sertão do São Francisco.

Como um dos resultados desta mobilização, em setembro de 2009 foi criado o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, espaço de discussão e articulação entre pessoas e entidades, que visa discutir estratégias e implementar ações voltadas para a efetivação da comunicação como um direito humano. O Fórum é constituído por instituições da sociedade civil (mesmo que sem personalidade jurídica) sem fins lucrativos, e por pessoas físicas, sendo critério fundamental para participar do mesmo a compreensão da importância da comunicação para a construção da democracia participativa e da cidadania crítica.

Com o propósito de abranger os dez municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco na Bahia, o Fórum hoje conta com a participação de 15 organizações da sociedade civil.

Objetivos

· Propor Políticas Públicas de Comunicação em âmbitos municipais e territorial, favorecendo a ampla participação de todos os segmentos da sociedade na formulação dessas políticas;
· Sensibilizar a sociedade civil para a compreensão da Comunicação como Direito Humano;
Lutar pela Democratização dos meios de comunicação, desde o acesso das pessoas às informações veiculadas pelos meios, até o incentivo da produção e difusão de meios comunitários e populares
· Apoiar e assessorar os veículos comunitários e populares do Território Sertão do São Francisco nos seus processos de legalização e formação técnica e política;
· Favorecer o trabalho em rede dos meios de comunicação comunitários e populares do Território Sertão do São Francisco;


Organização Interna

O Fórum conta hoje com uma Secretaria Executiva e articuladores locais que garantem a mobilização nos municípios.
Durante o ano, são realizadas três reuniões para planejamento, monitoramento e avaliação das ações, sendo que estas devem acontecer de forma rotativa nos municípios do território.

Nosso principal instrumento de comunicação interna, além das reuniões, é a lista de discussão na internet.

Como política de sustentabilidade, temos a contribuição mensal dos componentes do Fórum, a colaboração das entidades filiadas ou parceiras, além da captação de recursos através de projetos para eventos ou atividades pontuais.

Caminhos andados

Com uma dinâmica pautada na descentralização de suas ações, o Fórum tem adotado a sistema de rotatividade na realização das reuniões para organização interna. Neste sentido, já foram realizadas reuniões em Curaçá, Remanso e Sobradinho, além da fundação que aconteceu em Juazeiro.

Estes encontros tem sido tanto espaço de formação política das/os participantes quanto de planejamento e avaliação das atividades pensadas e executadas pelo coletivo das instituições componentes.


Principais ações:


· Discussão e construção de propostas para criação do Conselho Municipal de Comunicação em Juazeiro;

· Realização de um encontro de rádios comunitárias e sistema de alto-falantes do território. O evento, que aconteceu na UNEB em Juazeiro, reuniu cerca de 60 comunicadores/as populares e representantes de entidades comprometidas com a luta pela democratização da comunicação. Como principal encaminhamento foi criada uma comissão para acompanhar as demandas específicas das RadCom’s do território;

· Participação no Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável Sertão do São Francisco, o que nos levou a construir um Plano de Comunicação para o território. Além disso, temos colaborado com a construção da matriz de ações a ser enviada ao governo para implementação em 2010;

· Realização da Semana pela Democratização da Comunicação com atividades (exibições de filmes seguido de debate e seminários) em alguns municípios do território entre os dia 13 e 20 de outubro de 2010.