segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco realiza II Semana pela Democratização da Comunicação

Acontece durante o período de 18 a 22 de outubro a II Semana pela Democratização da Comunicação, realizada pelo Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco. A programação terá início nesta terça (18) com a realização da mesa de discussão “A Comunicação que temos e a Comunicação que teremos” que contará com a participação do Assessor Especial de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação Social da Bahia, Antônio do Carmo, e a representante do Instituto de Mídia Étnica, Juliana Dias. A mesa, que irá acontecer no Campus III da UNEB, será mediada pelo Fórum de Comunicação e irá marcar o primeiro dia da Semana de Integração organizada pelo Colegiado do Curso de Comunicação Social da referida Universidade.

No dia 19, a programação segue com a exibição do documentário “Criança, a alma do negócio” na Casa de Cultura do Bairro Quidé, seguida de discussão acerca da relação entre mídia e consumismo. A partir do dia 20, as atividades serão realizadas em outros municípios do Território, a exemplo de Canudos, Curaçá e Pilão Arcado, tendo como foco a realização de oficinas de comunicação para jovens e a apresentação de programas especiais sobre comunicação nas Rádios Comunitárias destes municípios.

A Semana pela Democratização da Comunicação faz parte da agenda dos movimentos sociais do campo da comunicação no país e este ano acontece em meio a discussões como a criação de um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil e o Plano Nacional de Banda Larga, em discussão no Governo Federal. No estado da Bahia o cenário de estruturação do Conselho Estadual de Comunicação mobiliza a sociedade civil a envolver-se ainda mais na reivindicação da comunicação como direito.

O Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

O Fórum é um espaço de discussão e proposição que reúne diversas organizações sociais de municípios do Território Sertão do São Francisco – Bahia. É uma organização da sociedade civil criada em setembro de 2009 a partir da mobilização para a I Conferência Nacional de Comunicação. Atualmente conta com a participação de entidades locais e nacionais, estudantes, comunicadores populares e profissionais da comunicação interessados/as em discutir e contribuir com a luta por uma comunicação responsável e comprometida com uma sociedade democrática, que valorize mecanismos de participação popular.

O Fórum conta com uma Secretaria Executiva que hoje é representada pelo Núcleo de Arte Educação Nego D’Água – NENDA, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA e Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental – IDESAB, além da articuladores/as locais nos municípios do Território.

Informações:


Uilson Viana – (74) 9108-2323

Érica Daiane – (74) 9967-0236

Edson Carvalho – (74) 8809-8831

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 – Juazeiro

Mesa Redonda: "A Comunicação que temos e a comunicação que queremos" 
Debatedores/as: Juliana Dias (Instituto de Mídia Étnica); Antônio do Carmo (Assessoria Especial de Políticas Públicas - Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia); Érica Daiane (Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco)

Local: Auditório do Campus III UNEB - 16:30h


Dia 19 - Juazeiro

Exibição do vídeo “Criança a alma do negócio” e Debate sobre Mídia e Consumo

Facilitadores: João Paulo Marques e Edson Carvalho

Local: Casa da Cultura, Bairro Quidé - 18h

Dia 20 - Curaçá

Oficinas de comunicação

Educomunicação (Érica Daiane)

Técnicas de Locução (Juvenal Lemos)

Produção Textual (Álvaro Luiz)


Local: Casa Paroquial de Curaçá - das 9h às 17h


Dia 21 – Juazeiro (Salitre)

Oficina de Rádio Escola

Local: Escola Municipal do Junco - Salitre - 13h


Dia 22 – Pilão Arcado

Programa Viva a Vida - Especial Democratização da Comunicação (Responsável: Pastoral da Criança)

Local: Rádio Comunitária Tropical FM - das 8h às 9h

Dia 22 – Canudos


Programa Sol Poente - Especial Democratização da Comunicação (Responsável: IRPAA)

Local: Rádio Atividade FM - a partir das 16h

Obs.: A programação não acompanha o horário de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário