Texto publicado originalmente no site do IRPAA
Foto: Divulgação
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou no último dia 09 lista dos projetos selecionados pelo edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco – que pretende fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões, projetos artísticos e culturais na Bacia do Rio São Francisco.
O edital inclui os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, além do Distrito Federal, somando 1.050 projetos no valor de R$ 15 mil a serem desenvolvidos nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes e Expressões Populares e Moda. Somente na Bahia foram selecionados cerca de 220 projetos, sendo alguns deles nos municípios de Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, no Território baiano Sertão do São Francisco.
Em Curaçá, o distrito de Barro Vermelho é uma das comunidades beneficiadas. Através do Projeto Musicalidade, defendido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário, a Filarmônica Nova Geração, terá mais recursos para se reestruturar, a partir da aquisição de novos instrumentos e acessórios musicais, e assim voltar as apresentações musicais.
Já a população quilombola do povoado de Jatobá, no esmo município, será contemplada com aulas de capoeira. A sede do município contará com o projeto Teatro em Cena, que disponibilizará equipamentos de som e iluminação permanente para o Teatro Raul Coelho.
No município de Juazeiro um dos projetos selecionados será executado na região do Salitre. “Viva a Roda: nossa cultura em movimento” pretende fomentar a valorização da cultura popular regional, envolvendo a juventude em oficinas e atividades culturais voltadas para as danças populares, artesanato e culinária local. O projeto, que foi enviado pela União das Associações do Vale do Salitre – Uavs, objetiva ainda fortalecer a articulação entre as comunidades, associações e escolas daquela região. Alguns projetos enviados por pessoas físicas também foram selecionados em Juazeiro.
A Associação de Artes Cênicas de Sobradinho também está na relação dos selecionados. O grupo de artistas populares que já vem trabalhando a questão ambiental em seus espetáculos e projetos, enviou o projeto “Teatro e Consciência Ambiental nas Margens do Velho Chico”.
De acordo com a Funarte, todos os projetos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: o desenvolvimento de práticas e ações artísticas e educativas propostas ou voltadas para jovens de 17 a 29 anos; a valorização das experiências culturais regionais da Bacia do Rio São Francisco; a autenticidade e a expressividade artísticas; orçamento e cronograma. “Quem só tem a ganhar com a democratização e acesso a cultura é a população” afirmou o Diretor de Cultura de Curaçá Fernando Ferreira.
Clique aqui para ver a relação de todos os projetos selecionados.
Texto: com informações da Ascom/Departamento de Cultura de Curaçá
Nenhum comentário:
Postar um comentário