segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco discute políticas para a área

Com o objetivo de avaliar suas ações e realizar o planejamento anual de atividades, o Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco promoveu neste final de semana um encontro envolvendo as cidades que compõem o Território de Identidade do Sertão do São Francisco.

Para Delaídes Paixão, da rádio comunitária Curaçá FM, estudante de jornalismo e membro da secretaria executiva do Fórum, o encontro foi produtivo, porque o grupo conseguiu realizar em dois dias todo o planejamento para 2013 e ações de longo prazo para os próximos anos. “Além de nosso planejamento anual, eu sinto que existe maior unidade entre as pessoas e instituições que fazem parte do Fórum”, disse.

Na sexta-feira, participantes dos diversos municípios que fazem parte do Território foram recepcionados por moradores de Campo Alegre de Lourdes, cidade que recebeu o encontro. O evento teve início no sábado, 20, pela manhã, com dinâmicas que buscaram fazer uma leitura crítica sobre as representações do Semiárido na mídia e como os participantes enxergavam este mesmo local, a partir da sua concepção.

Ainda pela manhã, foi abordado o papel do Fórum de Comunicação, seus avanços e estratégias em defesa de políticas para a comunicação e a tarde grupos de trabalho pensaram ações de planejamento para o ano. No domingo, 21, houve nova discussão das ações e deliberação da agenda.

Dentre os projetos propostos, a criação de um Observatório de Mídias do Sertão, um projeto de Educomunicação para escolas do Território e espaços não formais de aprendizado, como associações, cooperativas, sindicatos e ongs.

Lucas Emanoel, 18 anos, mora em Campo Alegre de Lourdes e participa do grupo de Jovens Unidos Lutando por Liberdade, que possui um histórico de 30 anos na comunidade. Lucas participou de todos os espaços do encontro e se mostrou entusiasmado com as possibilidades que a educomunicação pode trazer para seu município. “Agora eu tenho uma visão mais ampliada do que posso fazer pela minha comunidade, através do meu blog, por exemplo, mostrando nossas experiências locais”, pontuou.

Ainda de acordo com Delaídes Paixão, “quem quiser conhecer nosso modo de trabalho e atuação, pode visitar nosso endereço na internet, comunicasertaoba.blogspot.com.br, é lá que dispomos nossos documentos de base, notícias e informes”, esclareceu.

Por : Juliano Ferreira- Graduando em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo em Multimeios Universidade do Estado da Bahia - Campus III - Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário