terça-feira, 16 de outubro de 2012

Evento em Juazeiro (BA) discute o papel da comunicação no desenvolvimento do Semiárido


Evento em Juazeiro (BA) discute o papel da comunicação no desenvolvimento do Semiárido

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o auditório da Universidade do estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, sediará o SeminárioComunicação pra quê? Por uma nova pauta no sertão, evento que pretende reunir estudantes, educadores/as, profissionais da imprensa convencional e alternativa, militantes de movimentos sociais e demais pessoas que se interessem em discutir a comunicação e sua relação com o desenvolvimento do Semiárido.
Organizado pelo Colegiado de Comunicação Social da UNEB/Campus III - Juazeiro em parceria com o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, o Seminário pretende refletir sobre o tema a partir de diversas visões apresentadas por representantes de diferenciados segmentos da comunicação social.
A pesquisadora Cicilia Peruzzo, referência nacional nos estudos sobre comunicação e transformação social é uma das convidadas para a Conferência de abertura, que contará também com a integrante do Coletivo Intervozes, Cecília Bezerra, Edisvânio Nascimento, que contribui com o processo de Comunicação para o Desenvolvimento na Região Sisaleira da Bahia, além de representante do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.


No segundo dia, as/os convidados/as irão discutirA comunicação no Sertão do São Francisco. O que temos e o que queremos?. Este momento contará com as contribuições de representantes de veículos de comunicação da mídia regional, do Colegiado de Comunicação Social da Uneb Juazeiro, do governo do estado e dos meios de comunicação comunitários do Sertão da Bahia.
Comunicadores e comunicadoras de Rádios Comunitárias dos municípios que compõem o Território Sertão do São Francisco também irão trazer suas experiências para compartilhar durante toda a programação e nos dias 19 e 20 (manhã) vão participar de programação específica do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, organização que existe na região desde o processo de preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em 2009.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no Colegiado de Comunicação da Uneb, até o dia 17 de outubro, das 14 às 17 horas, ou por e-mail com10uneb@gmail.com. A entrada é gratuita.
Por uma nova comunicação
O evento faz parte da Semana pela Democratização da Comunicação, realizada todos os anos no mês de outubro por diversos movimentos sociais ligados à luta pelo direito à Comunicação no país. Este ano vive-se um contexto de reivindicação de uma nova lei de comunicações para o Brasil, debate que vem ganhando as ruas a partir, principalmente, do lançamento da Campanha Para Expressar a LiberdadeUma nova lei para um novo tempo.
No próximo dia 18, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito a Comunicação com Participação PopularFrentecom e o Fórum Nacional pela Democratização da ComunicaçãoFNDC, promovem, em Brasília, audiência pública que debaterá a Liberdade de Expressão e lançará no Congresso Nacional a referida campanha.
Programação

18/10 (Quinta)Auditório da UNEBCampus III

 14 horasRecepção com os estudantes do curso de jornalismo em Multimeios
 14h30 - Conferência de aberturaComunicação pra quê?
 Professora Pós-doutora Cicília Peruzzo, referência nacional nos estudos sobre comunicação e transformação social.
Cecília Bezerra, Intervozes e ex-assessora na Câmara dos Deputados para o tema das Políticas Nacionais de Comunicação.
Edisvânio Nascimento, radialista premiado pela Agência Nacional dos Direitos da Infância (ANDI) e representante do processo de Comunicação para o Desenvolvimento na Região Sisaleira da Bahia.
Érica Daiane Costa, jornalista e representante do Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco.
 16H30 - Debate Público
 17h30 - Coquetel de boas-vindas e apresentações culturais

19/10 (Sexta)

Manhã Atividade interna do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

14hMesa: A comunicação no Sertão do São Francisco. O que temos e o que queremos?
Ernesto Marques, vice-presidente da ABI (Associação Baiana de Imprensa)
Marlupe Caldas, Chefe de Gabinete da SECOM (Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia).
Elizângela Amorim, Editora da TV São Francisco;
Márcia Guena, Coordenadora do Curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb.
Marcelo Damasceno, Emissora Rural de Petrolina;
Lise Luz, Jornalista e comunicadora popular.
16h30 - Homenagem a Dom José Rodrigues (Bispo Emérito da Diocese de Juazeiroin memorian) como grande destaque da Comunicação no Sertão do São Francisco
17h30 - Fim de Tarde Cultural
20/10 (Sábado)

Manhã Atividade interna do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

Serviço
SeminárioComunicação pra quê? Por uma nova pauta no sertão
Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2012
Local: Auditório da UNEBCampus IIIJuazeiro (BA)

Contatos Assessoria de Imprensa

- Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

Karine Pereira: (74) 9105-1002/ 8846-2755

- UNEB – DCH III

Hugo Trindade – (77) 9117-5330
Jean Pinheiro –  (87) 8811-7205
Renata Freitas – (87) 8811-5509


Nenhum comentário:

Postar um comentário