segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vale do Salitre sedia II Festa da Cultura Popular


Dia 26 de maio a comunidade de Alfavaca, no Vale do Salitre, a cerca de 30 km da sede de Juazeiro, se transformará na praça da cultura popular da região. A partir das 14h, comunidades e escolas do Vale irão animar o público com diversas festas conhecidas na região, as quais foram discutidas em oficinas com jovens participantes do Projeto “Viva a Roda: nossa cultura em movimento”, que vem sendo desenvolvido no Salitre desde 2012.

A primeira edição da Festa da Cultura Popular do Vale do Salitre aconteceu em 2010 e este ano, em sua segunda edição, traz como novidade a apresentação dos resultados de oficinas que proporcionaram a troca de informações entre a juventude e as pessoas mais velhas das comunidades. Reis de Boi e Samba de Véio, São Gonçalo, Roda de Braço e Dramas foram
as tradições trabalhadas nas oficinas e estão na programação da Festa.


Haverá ainda apresentação de teatro com o grupo Arte Cênicas de Sobradinho que vai trazer para o evento “Fragmentos da Cultura Popular e Convivência com o Semiárido”, com cenas em teatro de bonecos. A quadrilha “Asas do Sertão”, da comunidade de Lagoa, também abrilhantará o evento que será encerrado com show de Zezão do Acordeon.

Esta iniciativa tem por objetivo contribuir com o “revivamento” e preservação das manifestações culturais populares, com vistas a fortalecer a valorização das mesmas e é uma iniciativa de lideranças jovens do Salitre. Contemplado no Edital de Microprojetos São Francisco – da Fundação Nacional de Artes, vinculada ao Ministério da Cultura – “Viva a Roda: nossa cultura em movimento” conta com o apoio da União das Associações do Vale do Salitre – UAVS.

Tendo a juventude como público-alvo, este projeto promove a interação entre jovens e adultos a partir da troca de saberes voltados para a história cultural da região, além de mostrar para a região as potencialidades do Salitre no campo da cultura.

O quê?
II Festa da Cultura Popular do Vale do Salitre

Quando?
Dia 26 de maio - a partir das 14h

Onde?
Comunidade de Alfavaca - Salitre

Quer saber como chegar lá?

Terá transporte saindo de Juazeiro (entre em contato pelo telefone 74 –
9967-0236/9105-1288)

Programação
Exposições das escolas e comunidades

Apresentações (Palco da Cultura Popular)

- Baianas (Comunidade de Curral Novo)

- Roda de Braço (Comunidade de Baraúna + Escola da Alfavaca)

- Roda de São Gonçalo (Comunidade de São Gonçalo)

- Drama (Comunidades de Curral Novo)

- Fragmentos da Cultura Popular e Convivência com o Semiárido

- Reis de Boi e Samba-de-Véio

- Quadrilha Asas do Sertão (Comunidade de Lagoa)

- Show musical com Zezão do Acordeon

Por: Érica Daiane



Nenhum comentário:

Postar um comentário