segunda-feira, 20 de maio de 2013

Andando, correndo ou pedalando: Curaçaenses praticam exercícios físicos melhorando a qualidade de vida e a auto-estima.


A parti das 05:30 da manhã, já se vê pessoas com trajes esportivos fazendo exercícios de alongamento e iniciando a caminhada em direção as duas saídas da cidade que juntas formam mais ou menos 5 km, percurso utilizado não só por pedestres mas também pelos os que usam bicicletas na realização de atividade física aqui em Curaçá.
BA 210, percurso utilizado para a caminhada em Curaçá!
Esse contingente de pessoas que utilizam tanto a caminhada, quanto a corrida ou o ciclismo, tem consciência sobre os benefícios que eles trazem a saúde, pois essa temática é bem discutida através dos grandes meios de comunicação, escolas, e é também uma das orientações dos profissionais de saúde para crianças, jovens, adultos e idosos.
Logo bem cedinho já é possível observar professores, babás, donas de casa, estudantes, agricultores e funcionários públicos que acordam cedo para iniciar seu dia com essa prática saudável, atividades que controlam o índice de Colesterol, favorecer o funcionamento do coração e evita doenças cardiovasculares, além de infartos e derrames,melhorando a circulação sanguínea e a pressão arterial, dando energia e estimulando seu organismo durante o resto do dia.
Os que preferem se exercitar durante a tarde, normalmente, o inicio dos exercícios começam a partidas 16:00hs, muitas vezes, nesse período o sol ainda está bem quente, mas nada melhor que um bom protetor solar para ajudar a proteger a pele, como disse Fernanda Aparecida, 28 anos que prefere esse horário, por se sentir mais segura para percorrer o percurso: “Prefiro correr durante a tarde porque, de certa forma tenho medo e temo por minha segurança, mas é gostoso vim sempre das segundas às sextas feira. Além do exercício dá pra sentir o cheiro do mato, ter contato com a vegetação natural da caatinga, ouvir o cantos dos pássaros que se preparam pra dormi”, afirmou.
Em relação à segurança dos que trafegam por ali, existe um problema que coloca em risco a vida desses desportistas, pois alguns motoristas que chegam ou que saem da cidade mesmo sabendo que muitas pessoas estão andando, correndo ou pedalando naquele local não poupam a quantidade de velocidade na condução do seu automóvel. Pondo em risco também, é claro, sua própria segurança, principalmente nas curvas.
Para o Sr. Almar Dantas de 71 anos, que antes não praticava nenhuma atividade física de forma contínua, tornou-se há dois meses praticante assíduo da caminhada, para ele depois que começou “a andar na pista”, termo usado pelos curaçaenses, tem observado alguns benefícios à sua saúde: “Mesmo andando por pouco tempo, melhorei meu equilíbrio, pois sentia que minhas pernas eram fracas, minha pressão arterial diminuiu. Tô me sentindo mais forte, disposto”, disse o sr. Almar, um vascaino apaixonado, que não abre mão do uso de camisetas com o símbolo do seu time para se exercitar.
Não é nenhuma novidade se ter a noção de que praticar exercícios físicos ajudam no combate ao sedentarismo, pois fortalece os músculos das pernas e costas,
melhora os reflexos, melhora a velocidade de andar, incrementando a flexibilidade, mantendo o peso corporal e ajudando na mobilidade.
Segundo o conselho estadual de Educação Física, é preciso avaliar se o tipo de roupa usado está adequado com o tipo de atividade física. Para especialistas no assunto, um tênis adequado
O Tênis e uma roupa adequada são
sempre necessários.
e roupas confortáveis e impermeáveis são necessários para se exercitar. Uma dica importante é conhecer seus limites físicos, não extrapolando-os, hidratando seu organismo com muita água.
A prática de atividade física é uma boa ideia de se compartilhar entre amigos e familiares. Tanto o corpo quanto a mente, agradece!
Adriel Duarte, Membro do Fórum,Curaçá –BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário