sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Comunicação, Educação e Juventude pautam Oficinas da II Semana de Democom do Sertão do São Francisco

Cerca de 45 jovens participaram de oficinas de produção textual e de crítica da mídia e educomunicação, com foco na produção radiofônica, realizadas em Curaçá na última quinta-feira (20). Estudantes do ProJovem Urbano e ProJovem Trabalhador, as meninas e meninos puderam discutir a relação entre comunicação e poder e ter noções básicas do processo de produção da notícia, especialmente para o rádio.

Dentre as/osparticipantes um grupo de estudantes que iniciou recentemente um programa semanal voltado para a Juventude na Rádio Comunitária Curaçá FM, única emissora existente na cidade. O grupo, que conta com o acompanhado dos/das monitores/as do Programa Governamental diz está gostando da experiência e querer aperfeiçoar a prática participando de momentos de formação.
A atividade faz parte da programação da II Semana pela Democratização da Comunicação que acontece no sertão da Bahia desde o dia 18 de outubro. Realizada pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, este ano a temática da Semana esteve voltada para a necessidade de envolver a juventude com a apropriação da comunicação como um direito.

As oficinas, que aconteceram na Casa Paroquial de Curaçá, foram facilitadas pela jornalista e integrante do Fórum, Érica Daiane, e pelo também jornalista e colaborador Álvaro Luiz.


Adolescentes apresentam programa na Rádio-Escola “Nas ondas do Saber”

Também com o propósito de trabalhar a educomunicação com jovens estudantes, na tarde desta sexta-feira (21) integrantes do Fórum realizaram oficinas de comunicação voltadas para uso da Rádio-Escola na Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, localizada no distrito de Junco- Salitre, a 36 Km  da sede de Juazeiro.
No encontro, os estudantes de Ciências Sociais e integrantes do Fórum, Edson Carvalho e Junior Barbosa, ministraram oficina voltada para programação musical, enquanto Érica Daiane orientou a produção de notícias a serem veiculadas na rádio. No final da tarde, as/os demais estudantes foram convidados/as a ouvirem o programa apresentado pelos/as participantes das oficinas, que há mais de um ano dispõe da Rádio Escola e ainda não a utilizam para fins educativos, conforme prevê a proposta de instalação deste veículo em um ambiente de aprendizagens.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário