sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Relação entre educação e comunicação é tema de debates coordenados pelo Fórum


A relação indissociável entre a educação e a comunicação fez parte das discussões do 23º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia - EBEPe, realizado entre os dias 12 e 15 de novembro no Departamento de Ciências Humanas, do Campus III da UNEB, em Juazeiro.

Com a participação de, em média, 300 estudantes de Pedagogia de Universidades Públicas e Privadas do Estado da Bahia, o evento trouxe como tema “Políticas Públicas para a Educação e os Movimentos Sociais: articulando uma pedagogia de possibilidades”. A partir desta temática, conteúdos muitas vezes pouco explorados nos currículos dos cursos foram abordados em mesas e grupos de discussão, rodas de diálogos e oficinas, em sua maioria mediadas por representantes de Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais Populares que já discutem e desenvolvem ações relacionadas ao tema.

De acordo com o Presidente do Diretório Acadêmico de estudantes de Pedagogia do DCH III, João Carlos dos Santos, a importância do tema do encontro justifica-se porque “a pedagogia adentra todos os espaços e os movimentos sociais tem influenciado a construção das políticas públicas”. Neste contexto, a formação do/a profissional de educação deve contemplar uma visão conjuntural da sociedade, pensamos formas de atuação e intervenção na mesma. “O pedagogo hoje tem um leque de atuação, uma diversidade de possibilidades”, destacou o representante estudantil.

O Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, organização social que reúne entidades da sociedade civil e militantes desta área, trouxe para o 23º EBEPe a necessidade da pedagogia considerar a integração das áreas da educação e da comunicação como forma de estímulo ao exercício de uma cidadania crítica. O Fórum apresentou e discutiu também o conceito de educomunicação e mostrou experiências desenvolvidas na região do Território Sertão do São Francisco como forma de estimular a ação educomunicativa mediada pelos/as participantes do Encontro.

Educomunicação

A importância da Comunicação como instrumento capaz de disseminar uma nova visão do lugar em que se vive foi também destaque no encontro. A relação entre as duas áreas, comunicação e educação, como campo prático-teórico capaz de provocar mudanças concretas na sociedade e de mediar, inclusive, a construção das políticas públicas, estimulou o público participante a pensar sobre a função social da escola e dos meios e instrumentos de comunicação, reconhecendo a incidência destes no cotidiano das pessoas, chegando a influenciar ou até determinar a chamada opinião pública. “A comunicação tem que ser utilizada por nós educandos e educadores para difundir e divulgar o contexto de cada região. São temas novos, mas a discussão ajudou muito pra termos a consciência da necessidade de dá importância as necessidades de nossas regiões, para uma educação melhor, visando a qualidade”, comentou Elisângela da Silva, estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus Vitória da Conquista.

A Educomunicação é um campo de estudo e de intervenção social que vem sendo estudado e posto em prática no Brasil desde meados da década de 1990, a partir de referenciais de uma educação libertadora e uma comunicação democrática e popular.

O 23º contou também com apresentação de trabalhos inscritos pelos/as estudantes e com atividades culturais, a exemplo de encenações teatrais, apresentações de dança e de músicos da região. O evento contou com a representação de Universidades como UNEB, UESB, UEFS, UFBA, UCSAL, FACE, Universidade da Cidade, entre outras instituições de ensino superior existentes no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário