quarta-feira, 29 de abril de 2015

Problematização: Mídia, Cultura e Educação.



(*)Texto produzido sobre a letra da música: Cultura Lira Paulistana. (Itamar Assumpção). Atividade da Disciplina Sociologia e Educação II do Curso de Pedagogia da UNEB – DCHIII. O intuito deste texto é fazer uma abordagem sobre censura, educação, cultura e os meios de comunicação.


Quando o educador se depara com a temática da crítica da relação entre Educação e Comunicação, ele ingressa necessariamente em um universo aonde os meios de comunicação é uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem. O uso adequado desses meios e as novas relações humanas fruto, neste caso em especial, desta relação - é uma tarefa que merece uma atenção especial. Principalmente, por entendermos a tamanha influência destes meios ao educar ou provocar comportamentos diversos sejam eles culturais e sociais tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Hoje mais do que nunca é necessário oferecer a todos os cidadãos, em especial, aos jovens a competência para saber compreender um leque de informações lançadas em rede e mais do que isso fazer seu uso correto. Neste caso, repete se a ideia da crítica da mídia e das informações que serão trabalhadas, por exemplo, na sala de aula. Para tanto é preciso que o professor ao preparar sua aula, conheça quem produziu o conteúdo a ser oferecido, quais suas ideologias e a serviço de quem estão esses meios de comunicação. E ainda como esses conteúdos precisam ser melhor aproveitados.
É muito claro, nos noticiários e nas programações diárias que a grande mídia,  por exemplo, que detêm os meios de produção de comunicação de massa, visar primeiramente e exclusivamente  o lucro e não a qualidade das informações a serem oferecidas aos telespectadores. Entende-se que ao vender os produtos dos seus clientes através do marketing muitas vezes exacerbado – estão praticando uma atividade exclusivamente lucrativa deixando de lado outros interesses que nunca foram de fato interessante a esses meios. Um exemplo disso é a violência exagerada nas novelas e em filmes.
A educação na mídia é importante por que vivemos num mundo aonde as mídias estão onipresentes no processo da formação de valores morais, da cidadania e dos exemplos para uma vida social mais humana. Isso porque, muitas vezes, ela produz conteúdos de valores distorcidos para atender a audiência de um público pobre de cultura como diz na música (*). É visível nas propagandas apelativas para as crianças, vítimas desde pequenas, o uso de certos comportamentos, o uso de certos acessórios e consumo de certos produtos  que não são atributos para a identidade da criança, mesmo se se falarmos da “criança contemporânea”.
Quando há um trabalho pedagógico eficaz, na perspectiva de informa e educar - as relações sociais através desses meios informatizados acontecem de forma plausível. O aluno consegue utilizar com responsabilidade, por exemplo, os computadores da escola, consegue produzir conteúdos didáticos no seu celular e pode melhorar ainda mais o seu lado cultural, uma vez que, tem nas suas mãos ferramentas que podem contribuir para sua formação, seja em relação a valores referentes a educação, lazer, cidadania, política e neste caso, cultura.
Essa atitude é uma metodologia interessante se falarmos em censura da mídia aonde os grandes meios de comunicação são propriedade de uma elite burguesa e estão a serviço de ideologias conservadoras que, como no caso da ditadura militar no Brasil, manipularam informações, reprimiram opiniões e utilizaram da comunicação e informação de massa para persuadir as pessoas dos seus interesses ideológicos.
Para algumas pessoas, há o discurso de que hoje não há mais censura na mídia e que ela tem em suas atividades diárias conteúdos culturais politicamente corretos. O que não é verdade. Nesses meios há uma apelação para que o grande público vote em certos candidatos também conservadores, tenham as mesmas opiniões liberais e sejam acomodadas perante os infortúnios do capitalismo vigente na nossa sociedade que cada dia está mais violenta, desigual e desumana.
Censura há sim quando militantes de esquerda tentam colocar suas pautas e são covardemente discriminalizados em suas lutas, quando jornalistas sofrem vários tipos de injurias físicas e morais ao publicar conteúdos sobre, por exemplo, o monopólio da mídia e ainda, deixam de produzir conteúdos voltados para educação ou cultura e vão falar de receitas de bolo ou da visita do jogador tal na cidade natal.
Concluindo, a educação tem a missão de incentivar e criticar o uso corretos dos poucos meios que ainda estão sob controle da população. (Como Rádio Comunitárias, Jornal Impressos locais etc). Favorecendo a compreensão integral sobre as informações consumidas todos os dias na TV. Produzindo e informando a própria sociedade em que se vive sobre as suas variadas formas de cultura e sobre a história de líderes que deram suas vidas para que as expressões populares não tenham se perdido no esquecimento, por exemplo.
Sim, A ditadura pulou fora da política e como a dita cuja é craca é crica foi grudar bem na cultura nova forma de censura”... Esse verso da música enfatiza o que foi falado, principalmente, por que tal processo histórico aconteceu há apenas 50 anos, e consequentemente, toda aquela censura ainda costurada na historia do nosso país ainda tarda a desatar...

Por: Adriel Duarte, Curaçá - Ba.







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