segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sobre um dia 12 de Abril – Sobre um domingo no Brasil.




 
Manifestante no dia 12 de Abril 2015.
Se conversássemos com muitos brasileiros que pouco desfrutam de atividades de lazer aos domingos por motivos de falta de dinheiro, por exemplo, ficaria flagrado a insatisfação destes em relação ao estar em casa neste dia e tentar se entreter com a programação da Globo, canal aberto em todo o país. No entanto, no último dia 12, (ontem) houve uma certa peculiaridade a mais. Em todos os comerciais da programação dominical desta emissora - jornalistas nas capitais do Brasil transmitiam ao vivo, informações duvidosas em decorrência da manifestação nacional vinculada ao ódio do PT e a Presidenta Dilma Roussef alicerçada pela própria globo durante anos na mente de muitos brasileiros.
Ao fazer uma retrospectiva na internet sobre o dia 12 de Abril descobri um dado que chama bastante atenção: Nesse mesmo dia 12, é  comemorado o dia da Intendência do Exercito Brasileiro devido ao ingresso do futuro Marechal Carlos Machado Bittencourt em 1840 responsável pela destruição de Canudos - uma guerra que todos nós conhecemos.
Voltando ao dia de ontem, é plausível lembrar que durante a tarde foi mostrado um carro de som que tinha uma faixa pedindo de volta a intervenção militar, a mesma na qual desapareceu com centenas de brasileiros, mártires na luta social, e que suas famílias após 50 anos do golpe ainda choram suas perdas sem ao menos puderem enterrar os ossos dos seus entes queridos. Ossos esses esquecidos e escondidos nas entranhas da terra dessa nossa mãe pátria Brasil.
Há também de se lembrar grato a oportunidade do ossos sucumbidos após serem flagelados por balas de canhões na guerra de canudos – almas martirizadas e veladas pela oração do Conselheiro sendo ele também uma das vitimas cruéis dos tanques de guerra da ignorância que mancharam o chão do sertão. Há quem diga que há aproximadamente 120 anos atrás, o conselheiro em seus momentos de oração pressentia que esse dia de ontem pudesse acontecer em massa – pedindo de volta as algemas e os fuzis no prato diário do brasileiro. Brasileiro que desde o seu nascimento come salgado pelas injustiças e os desmandos daqueles que hoje se incomodam com os avanços explicitamente notáveis na vida das massas de todo o país.
Que a Antonio Conselhiero não seja dado a oportunidade de ter ouvido falar deste dia 12. E nem a outros tantos, que hoje descansam entre as raízes de muitas plantas, por entre valas desconhecidas pelo Brasil. Que esse desgosto não ganhe respaldo algum. Que tamanha ignorância possa ser vencida, se assim for, pelo silêncio.



P.S: Ou por achar que foi tudo um bloco de carnaval.

Adriel Duarte, Curaçá - BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário