quinta-feira, 25 de julho de 2013

Comunidade Quilombola Ferrete de Curaçá – BA é exemplo de Luta e Organização popular na Região.


Reunião na Comunidade do Ferrete.
De acordo com relatos de moradores da Comunidade Quilombola Ferrete a 32 km de Curaçá, desde 2008 o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem articulando mobilizações e atividades de luta e organização para com os habitantes do lugar. Agricultores, pecuaristas e pescadores que vivem dos frutos da terra e do Rio São Francisco, gente humilde e forte que integra muitas manifestações e discussões defendendo sua terra, sua história e seu rio, principalmente, das possíveis ameaças de construções de Barragens na região.
A primeira grande mobilização ocorreu no Ferrete foi em 2008, quando militantes do MAB em formação política resolveram juntar a juventude Curaçaense tanto da sede quanto de outras comunidades circunvizinhas, inclusive de Stª Maria da Boa Vista e Orocó para trazer aos jovens a temática sobre os malefícios oriundos das construções de hidrelétricas e discutir também um novo projeto energético popular, tão urgente para um Brasil mais justo e sustentável.
Graças a essas mobilizações e formações políticas aos Quilombolas a semente da luta pela garantia de direitos, mais dignidade e justiça para com os Brasileiros, germinou. Muitos representantes da comunidade começaram a participar de várias marchas e acampamentos no país, por exemplo, em Março de 2012 esses moradores do Ferrete também participaram de um acampamento na Superintendência Regional da Chesf em Recife. E não parou por ai, escolas de formação e encontros de movimentos sociais em Brasília e por todo o Brasil vem recebendo estes militantes: " A comunidade do Ferrete é uma referencia e centraliza um potencial de organização na região muito importante na luta de classe aqui do Vale do São Francisco, estou falando de militantes que abraçaram as causas dos trabalhadores, um público com um perfil de liderança e muito participativo", disse João Aparecido, Militante e Coordenação do MAB/Vale do São Francisco. "Alguma vezes, grande parte do contingente de militantes em manifestações na região são militantes aqui do Ferrete", acrescentou.
Escola de Formação de Militantes.
Com a intenção de intensificar a luta e mobilização na região do Vale do São Francisco, a Coordenação do MAB do território com sede em Juazeiro, realizou em Novembro de 2010 a primeira etapa da Escola de Militante Antônio Conselheiro em Juazeiro – Ba reunindo jovens e adultos envolvidos com a luta de classe em suas comunidades para uma formação política, através da educação popular. Toda a região São Franciscana  teve seus representantes envolvidos na formação, inclusive, a comunidade quilombola do Ferrete. As etapas de formação acontecem em 4 etapas. E em Junho de 2011 aconteceu a segunda etapa e em Julho de 2012 a terceira. Também, aconteceu na Univasf em Juazeiro – Ba, o Curso de Realidade Brasileira que durou um ano e teve também integrantes da comunidade nesta outra formação.
Movimento “O Vale Acordou”.
            Generalizou. A insatisfação foi o sentimento mais gritante no coração dos brasileiros, graças a isso, o sonho tão idealizado por muitos militantes e grandes mártires revolucionários aconteceu: O Brasil foi às ruas.
            A lista de reivindicações são várias, melhoria da educação e da saúde, uma nova politica de transporte que valorize a mobilidade de estudantes, melhore a condição estrutural dos transportes e das estradas, e, principalmente, repúdio total à corrupção.     
            E assim, aqui na região surgiu o movimento “O Vale Acordou”, que defende a redução do preço da passagem, o acesso das pessoas a Ilha do Fogo e várias outras reivindicações. E mais uma vez, nas marchas e atividades que aconteceram na cidade de Juazeiro e Petrolina lá estavam  presentes moradores da Comunidade Ferrete também protestando em favor de um País melhor: “ Eu estava lá, junto com vários outros militantes da região e de outros movimentos sentindo um energia de libertação, e ouvindo em bom tom o grito de um povo querendo mais dignidade e garantia de direitos”, disse Carol Teles, Quilombola.
Encontro Nacional do MAB em São Paulo neste ano.


Já há alguns meses que a coordenação e militantes do movimento nas comunidades vêm se organizando para participar do Encontro Nacional do MAB que se realizará em São Paulo. No Ferrete, muitos moradores estão ansiosos por mais um encontro. Mesmo a viagem sendo longa, e possivelmente, São Paulo esteja com um clima bem mais frio do que o da nossa região - os agasalhos já estão preparados para enfrentar a temperatura paulista: “Nem o frio, nem a distância impedirá que nós aqui do Ferrete,
Antônio Mauro à direita e outros militantes.
vamos em massa para esse encontro nacional aguardado há meses, afinal, e a chance de encontrar e dividir experiências com vários outros militantes do país que encontramos em diversas atividades durante alguns anos”,
disse bastante empolgado Antônio Mauro, habitante do Ferrete e Integrante da Coordenação Regional do MAB.
O ENCONTRO NACIONAL DO MAB ACONTECERÁ DIA 2 A 5 DE SETEMBRO.
Adriel Duarte, Curaçá - BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário