quarta-feira, 20 de março de 2013

Território do Sertão do São Francisco em parceria com SEBRAE promove curso de Elaboração de projetos para obtenção de recursos.


Noel Carlos Batista, Instrutor do Sebrae. (em pé).


Aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de Março, deste ano, o Curso de Elaboração de Projetos para captação de recursos, realizado pelo Sebrae, aqui na cidade Juazeiro – BA. Essa capacitação foi idealizada e organizada através do Território do Sertão do São Francisco, que viu a necessidade de se buscar essa capacitação mediante a falta e a formação de agentes projetistas no território na captação de recursos para entidades sociais, governos, sindicatos e associações.


Para melhor contemplar todos os municípios do território nessa capacitação participaram apenas os municípios de Curaçá, Canudos, Juazeiro, Sobradinho e Uauá. Já os municípios de Casa Nova, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, será marcado uma outra data em um desses municípios para sediar o mesmo curso, facilitando o acesso, transporte e acomodação desses outros participantes.

“Muitas vezes, na comunidade existem potencialidades socioculturais que podem ser financiadas por algum edital ou outros financiadores sociais, mas não há quem saiba produzir esses projetos, algumas vezes até por falta de qualidade na elaboração, os mesmos não são aprovados”... Afirmou Noel Carlos Batista, Instrutor do Sebrae, que ministrou essa formação.

Para Valeria Oliveira, representante da Secretaria de Agricultura de Sobradinho – BA, os modelos disponibilizados para a elaboração de projetos tem uma linguagem muito técnica o que dificulta à compreensão: “E além desses projetos requerer vários critérios relevantes para sua qualidade, alguns projetistas são escolhidos para a tarefa sem ter nenhum conhecimento prévio de como se fazer, o que comprometer ainda mais a aprovação e financiamento dos mesmos”. Afirmou ela, e disse mais: “ Outra questão é com os editais, naturalmente, os projetos que são aprovados, não vão de acordo com as necessidades reais da comunidade, impedindo a viabilização e a aprovação daqueles que realmente se caracterizam com a resolução de problemas mais relativos com os editais em outros municípios”.

Um dos quesitos importantes, ao meu ver, são as metas que devem constar nos projetos, são elas que qualificam e quantificam os resultados esperados e auxilia no dimensionamento das ações necessárias para atingi-los, dando uma noção mais clara do que representa o projeto em termos de mudanças e do enfrentamento do problema.

Slides, Apostilhas e discussões foram a metodologia utilizada nesse curso, onde os participantes obtiveram uma noção ampla de como se elaborar, qualificar e direcionar projetos para a obtenção de recursos que os financiem para às múltiplas situações e necessidades locais.


Adriel Duarte, Curaçá-BA. Fórum de Comunicação/MAB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário