domingo, 11 de maio de 2014

Projeto desperta crianças e adolescentes para a produção de comunicação comunitária


Crianças e adolescentes de cinco municípios do Território do Sertão do São Francisco apresentaram, na última sexta-feira (9), os resultados de oficinas em técnicas de comunicação do projeto “ABC da Mídia: Educomunicação em Foco”, durante seminário realizado no Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro (BA).

O ABC da Mídia, que teve apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), foi elaborado pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco e envolveu cerca de 100 estudantes de escolas públicas dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro, Sobradinho e Remanso. O projeto teve  como objetivo contribuir para  o despertar da cidadania crítica a partir da comunicação.

“A oficina foi muito boa, gostei muito. Eu me senti muito bem, foi a primeira vez que eu apresentei um programa de rádio. E agora eu tenho vontade de ajudar a fazer um blog para nossa escola e um programa voluntário na rádio comunitária de minha cidade”, avalia Vitória Quezado, 12, de Curaçá.

Uma das convidadas do seminário, que finalizou a primeira etapa do projeto ABC da Mídia, foi a coordenadora do Programa Mais Educação de Juazeiro, Batuyra Souza. Na ocasião, ela ressaltou a importância dos meios de comunicação para o processo pedagógico. “O uso dessas tecnologias é uma das ferramentas que mais atraem os alunos para processos de ensino-aprendizagem”, afirmou Batuyra.

De Remanso, o professor Marcos Paulo ajudou a organizar no município uma oficina com estudantes sobre vídeo, fotografia e criação de blogs. Para ele, atividades deste tipo ajudam os alunos a terem uma nova visão escolar.  “A gente acredita que dessa forma, o aluno se aproxima mais da escola, ele se sente mais pertencente à escola, passa a cuidar mais dela”, ressalta.

Já o jornalista Paulo Victor Melo, integrante do Coletivo Brasil de Comunicação (Intervozes),  também convidado para o evento, lembrou que os meios de comunicação são instrumentos de divulgação ideológica. “As pessoas que estão à frente dos meios de comunicação querem disputar a sociedade”. Além disso, de acordo com o jornalista, “os meios de comunicação formam repertórios culturais em nossas mentes”.

Organizador destas atividades, o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco  é um coletivo que ao longo dos últimos cinco anos vem propondo a diferentes atores sociais da região, como rádios comunitárias e escolas, ações de comunicação para o desenvolvimento humano.

                                                                                                          
Fórum de Comunicação                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário