terça-feira, 9 de julho de 2013

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO É PAUTA DO DIA NACIONAL DE LUTAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO


Em meio a uma série de protestos espalhados por todo o país, a pauta da comunicação também ganhou espaço no último mês. Aulas públicas sobre o tema e manifestações em frente à emissoras da Rede Globo (símbolo do monopólio da mídia) em várias capitais brasileiras atestam a insatisfação com o sistema midiático vigente e o anseio de um novo marco regulatório das comunicações. No Vale do São Francisco, a democratização das comunicações é uma das principais pautas do ato da próxima quinta-feira (11), no Dia Nacional de Lutas.

Participam desse ato sindicatos, organizações de esquerda, entidades estudantis e camponesas do Vale. A concentração é às 8h na Praça do Bambuzinho, em Petrolina (PE), e dispersão em frente à TV São Francisco, em Juazeiro (BA). Além da democratização das comunicações, ganham destaque a defesa da melhoria na mobilidade urbana, educação e cultura.

Na ocasião haverá uma breve exposição sobre o tema e coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pela democratização da comunicação eletrônica no país. O projeto, lançado em maio deste ano pelo Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, pretende arrecadar 1,3 milhão de assinaturas para por a PL em debate no Congresso Nacional.

Dia Nacional de Lutas

Em todo o Brasil, irão ocorrer manifestações neste 11 de julho, reunindo sete centrais sindicais e movimentos sociais do campo. O objetivo é pressionar o governo a atender demandas que beneficiem os/as trabalhadores/as e a juventude.

A plataforma unitária nacional inclui pontos como aumento dos investimentos públicos em educação, saúde e transportes; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários; cancelamento dos leilões do petróleo; realização das reformas agrária e política e o fim do fator previdenciário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário