segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mini-curso discute a ausência e a representação do negro na mídia

O Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, em comemoração ao dia da consciência negra, festejado no dia 20 de novembro, participou da programação do Novembro Negro, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro no Campus III da Uneb, em Juazeiro (BA). O evento contou com debates, palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais, relacionado com a cultura afro.

No último dia de evento, o minicurso “Negro/a na Mídia”, foi ministrado por Érica Daiane e Uilson Viana, integrantes do Fórum de Comunicação. O espaço de discussão contou também com a participação da professora Céres Santos, que abordou assuntos sobre o papel da mulher na mídia e como a mídia alimenta o racismo. A professora também ressaltou a importância de pensar o papel dos meios de comunicação de massa na criação e manutenção dos estereótipos da mulher negra como inferior.

Os ministrantes deram continuidade à discussão baseado em leituras de textos que abordava o negro, a mídia e o preconceito. Após as leituras, as/os participantes do minicurso, explanaram suas ideias sobre os assuntos. Yuri Matos relatou que a mídia geralmente só mostra o negro como um vencedor, quando sua imagem está ligada a força física ou talento artístico, sendo rara a ligação com o seu nível intelectual.

Segundo Uilson Viana a “cor da mídia é branca, enquanto a cor da violência é preta”, lembrando que quando a consciência for igual para todos independente da raça, não será mais preciso espaços para discutir sobre a consciência negra.

“São as maiorias que a mídia está acostumada em transformar em minoria” ressaltou Érica Daiane, apresentando a reflexão de que a etnia negra é grande em quantidade, porém uma das mais oprimidas em diversos âmbitos em uma sociedade que se diz tão evoluída.

Texto e Fotos: Gisele Ramos – estudante de jornalismo da UNEB e Estagiária do IRPAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário